PM retira barricadas que serviam como “pedágio” de traficantes no Rio

A Secretaria de Ordem Pública e policiais militares do 17º batalhão da Polícia Militar, que fica na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, realizaram nesta sexta-feira (14) mais uma operação para remoção de barricadas feitas pelo tráfico de drogas em duas favelas da região.

Além de dificultar o acesso da população a algumas comunidades na Ilha do Governador, as barricadas também funcionavam como pedágios e serviam como pontos de extorsão de motoristas de aplicativo nos locais.

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, mais de dez barricadas e bloqueios de vias feitos com trilhos de trem, tijolos e latões de lixo com concreto erguidos no meio das vias foram retirados.

Três pontos de valas (calhas com aproximadamente 50 cm de profundidade) que impediam o tráfego de veículos foram aterrados e fechados.

As equipes demoliram ainda contenções feitas de blocos de concreto e que serviam de abrigo para os criminosos da região. Aproximadamente três toneladas de entulho foram retirados pela Comlurb –empresa responsável pela coleta de lixo na cidade do Rio.

As ações foram realizadas nas comunidades da Vila Joaniza e Barbante.

Demolições de construções irregulares

Na favela do Barbante, os agentes também localizaram uma área com demarcações para a venda de 30 lotes, com 15 m² cada, que eram comercializados ao lado de um campo de futebol. Nesses lotes, foram demolidas duas lojas que já estavam em fase de alvenaria e sobre a calçada, além de outras quatro em fase de fundação.

No dia 16 de janeiro, a secretaria já havia atuado na Ilha do Governador, nas comunidades da Joaniza e Bancários, quando removeu oito barricadas e bloqueios erguidos por criminosos. Na ocasião também foram um carregador e projéteis de balas deflagradas.

“Essa é mais uma operação fundamental de integração da prefeitura com os órgãos de segurança, nesse caso com a Polícia Militar. É muito importante que a prefeitura continue realizando essas ações de demolição, justamente para asfixiar financeiramente o crime organizado e para colaborar com o trabalho da Polícia Militar”, disse o secretário de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Brenno Carnevale.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PM retira barricadas que serviam como “pedágio” de traficantes no Rio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.