Comerciante de Laguna faz alerta após cair no golpe do falso Detran; veja como se prevenir

Em 2023, um golpe envolvendo um site falso do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Santa Catarina enganou mais de 200 motoristas, causando prejuízos significativos. Uma das vítimas em 2024, um comerciante de Laguna, no Sul d0 Estado, compartilhou sua experiência para alertar a população sobre o golpe.

Detran de Santa Catarina

Conforme a Polícia Civil, o Detran não aceita pagamentos via pix – Foto: Detran-SC/Reprodução/ND

Em entrevista ao ND Mais, Rafael Maurício, de 39 anos, explicou que no dia do vencimento de uma parcela do IPVA, ele aproveitou para pagar o Licenciamento Anual, e, em um buscador, acessou o site do Detran. “Ali já apareceu um site com o link e cliquei como sendo o site oficial”, explicou.

Sem perceber que a página era falsa, Rafael inseriu todas as informações necessárias para o pagamento. “Pediu os mesmos dados do site oficial, a placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo. Coloquei os dados e abriu exatamente os dois débitos que eu queria quitar, e com os valores corretos”, continuou.

Logo após indicar os dados, o comerciante explicou que um código QR foi gerado para realizar o pagamento via Pix. Ele só estranhou quando, no dia seguinte, viu que os valores ainda estavam em aberto. “Ali me dei conta do golpe, o endereço era uma cópia do site oficial”.

Porém, o que mais impressionou o comerciante foi a semelhança com o endereço original e a forma que os golpistas descobriram todos os dados corretos, inclusive os valores dos débitos.

Após o golpe, ele procurou o aplicativo do banco e encontrou uma opção de contestação do Pix. O comerciante ainda foi orientado, pela equipe bancária, a registrar um boletim de ocorrência. “Felizmente, o banco conseguiu devolver o valor que havia sido pago ao falso site do Detran”, disse aliviado.

Mais de 200 lesados além do comerciante

Em novembro de 2023, uma operação foi deflagrada pela Polícia Civil para apurar o golpe do IPVA falso. A estimativa é de que ao menos 200 catarinenses tenham sido lesados.

“A orientação é sempre se atentar ao site que tá entrando. Se é .gov ou .br. Esses sites que são feitos sempre vão ter algum erro de português, então se certificar da digitação do nome do site no qual a pessoa vai entrar. Sempre vai ter um errinho de português que vai fazer a pessoa desconfiar”, alertou o delegado responsável pelo caso, Pedro de Paula e Silva Mendes, na época.

Além disso, acredita-se que R$ 100 mil tenham sido roubados com páginas falsas. Ainda não há informações sobre o número de lesados em 2024.

Detran e PC fazem alerta

Em março, o departamento já havia emitido um alerta sobre os sites falsos. “Ele oferece desconto no IPVA para pagamento com Pix”, apontou, no texto. Além disso, o endereço falso aparecia como link patrocinado.

“O link correto do Detran/SC é https://www.detran.sc.gov.br“

A Polícia Civil também alertou sobre a situação. Conforme o órgão, o departamento não aceita transações via pix. “Não caia nessa armadilha!”, informou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.