

Tripulação sobreviveu após 36h – Foto: @RT_com/X/Reprodução/ND
A tripulação de um avião que caiu foi resgatada após ficar 36 horas presa em um pântano infestado de jacarés na selva amazônica da Bolívia. A pequena aeronave caiu na quarta-feira (30), mas o grupo só foi resgatado na manhã de sexta-feira (3).
No avião estavam o piloto, três mulheres e uma criança. Em um comunicado, o Ministério da Defesa da Bolívia informou que ninguém sofreu ferimentos graves. Um vídeo (assista abaixo) mostra momento em que a tripulação é resgatada.
As informações são da CNN. Segundo o ministério, o avião decolou do município de Baures, no norte da Bolívia, com destino à cidade de Trinidad. Uma hora após decolar, o piloto relatou problemas técnicos antes que todo o contato com a aeronave fosse perdido, conforme com o ministério.
Como tripulação sobreviveu ao lado de ninho de jacarés
O piloto, identificado pela mídia local como Pablo Andrés Velarde, de 27 anos, conseguiu fazer um pouso de emergência, mas aterrissou perto de um ninho de jacarés, conforme relato dele ao canal Unitel.
“Caímos em um pântano, e bem ao lado havia um ninho de jacarés. Mas graças ao combustível que vazou da aeronave, a água foi contaminada e o cheiro forte disso os assustou — não completamente, mas o suficiente para que eles não se aproximassem para nos atacar”, disse ele em entrevista do leito hospitalar na sexta-feira.
Uma das sobreviventes, Mirtha Fuentes, contou sobre sua emoção após sobreviver ao acidente.
“Todos choramos de felicidade porque estávamos vivos, com hematomas, mas vivos e muito sortudos, graças a Deus e à rapidez de pensamento e inteligência do piloto”, disse ela à Unitel.
O ministério da Defesa e a Defesa Civil da Bolívia ativaram uma operação de busca e resgate, mas afirmou que as primeiras 48 horas foram dificultadas por “condições climáticas adversas”. Vários voos sobrevoaram a área onde estavam os sobreviventes, mas não conseguiram localizá-los, segundo relatos da mídia local.
Durante os quase dois dias, os passageiros e o piloto sobreviveram com chocolate e farinha de mandioca racionados, que recuperados pelo piloto do avião submerso, disse ele à Unitel.
O grupo foi encontrado por pescadores na manhã de sexta. Os sobreviventes foram levados de helicóptero para a cidade de Trinidad, em uma aeronave de resgate da Força Aérea da Bolívia, informou o ministério da Defesa.
“Graças ao trabalho de nosso pessoal especializado, neste momento os cinco resgatados, incluindo uma criança, estão vivos e estamos fazendo todo o possível para levá-los a áreas seguras e fornecer o atendimento médico necessário”, disse o presidente da Bolívia, Luis Arce, em um comunicado.
Vídeo mostra resgate de tripulação após 36h
Vídeo mostra resgate de tripulação após 36h – Vídeo: @RT_com/X/Reprodução/ND