‘Golpe da falsa central’: homem se passa por gerente de banco e faz vítima em SC

Um homem se passou por gerente de banco e aplicou um golpe de estelionato em Papanduva, Norte de Santa Catarina, na localidade Floresta São João, nessa segunda-feira (17), por volta das 20h30. A vítima chegou a fazer uma chamada de vídeo com o suposto gerente que conseguiu uma transferência no valor de R$ 1,4 mil via Pix.

Homem se passa por gerente de banco e faz vítima em SC

Homem se passa por gerente de banco e faz vítima em SC – Foto: Bruno Peres/Agência Brasil/ND

Segundo a Polícia Militar, a vítima relatou que recebeu uma ligação do homem, que se identificou como gerente de um banco conhecido. O suposto gerente informou que precisava tratar de questões relacionadas à conta bancária da vítima e solicitou a continuidade da conversa via WhatsApp.

Na sequência, o homem ligou por vídeo para a vítima e afirmou que alguém estava tentando utilizar o cartão da vítima para uma compra em uma rede de lojas e que seria necessário bloqueá-lo.

Em seguida, o golpista enviou um arquivo em PDF, simulando um boletim de ocorrência, alegando que o banco já havia registrado o caso.

Após desligar a chamada, a vítima constatou que havia sido realizada uma transferência via Pix no valor de R$ 1,4 mil para a conta de um homem.

A PM foi acionada, realizou o levantamento fotográfico das conversas e um boletim de ocorrência.

Golpe da falsa central de atendimento

Esse golpe é conhecido como “falsa central de atendimento”, uma fraude em que criminosos se passam por representantes de instituições financeiras para enganar clientes.

Neste caso, o golpista se passa por gerente do Bradesco. O banco alerta seus clientes para que fiquem atentos e sigam estas orientações:

  • O Bradesco não faz ligações pedindo dados pessoais, senhas e outros;
  • Se receber esse tipo de ligação no telefone fixo, sua linha pode ficar presa com os golpistas, que simulam ser da central de atendimento do banco. Portanto, desligue a chamada e use outro telefone pra entrar em contato com os canais oficiais do banco e confirmar a veracidade das informações;
  • Não clique em links ou sites indicados por terceiros, nem execute arquivos de mensagens suspeitas;
  • Nunca faça transferências solicitadas por terceiros.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.