‘Não nos subestime’: casa de umbanda é alvo de recado com ameaça de destruição em SC

Ameaça de destruição em casa de umbanda em Barra Velha (SC)

‘Não nos subestime’: casa de umbanda é alvo de recado com ameaça de destruição em Barra Velha – Foto: Reprodução/ND

A Casa de Ogum e Iansa, da religião de matriz africana umbanda, foi alvo de ameaças na manhã desta quarta-feira (7). Em frente ao templo, na cidade de Barra Velha, foi fixado um recado do grupo autointitulado Partido Integralista. “Convidalos (sic!) para se retirar de nosso território cristão”, dizia a mensagem.

O recado foi encontrado por volta das 8h na frente do templo. Segundo Adailton da Rocha, conhecido como Pai Rocha, a casa funciona há sete anos no local e nunca havia sido alvo de preconceitos ou ameaças.

O responsável pela casa de umbanda registrou o recado em foto e levou até uma delegacia de Polícia Civil do município, orientado por seu advogado. No local, um boletim de ocorrência foi confeccionado e a corporação deverá investigar o acontecido.

“Não conseguimos identificar a pessoa que fez isso. Estamos esperando a liberação das filmagens das câmeras [de segurança] para levarmos à polícia”, afirmou Rocha.

Carta em tom ameaçador

O recado ainda dizia que, caso a casa de umbanda não saia do local, o grupo irá “destruir tudo e todos”. “Não nos subestime. Foi apenas um aviso”, finalizou o grupo, que assina com a frase “Deus Pátria e um Führer”.

Veja recado completo – Foto: Reprodução/ND

O que é Führer

A palavra alemã significa condutor, guia e até chefe. O termo está ligado a Adolf Hitler, que o usou para se autointitular líder do Partido Nazista alemão.

Casa de umbanda e comunidade

Rocha ainda conta que, durante todos os anos de funcionamento, a Casa de Ogum e Iansa já realizou diversas arrecadações de alimentos, roupas e brinquedos para distribuir à população do bairro Quinta dos Açorianos.

“Respeitamos todas as religiões, sem exceção. Respeitamos para que sejamos respeitados”, disse Rocha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.