MPSC cobra providências do Aeroporto de Florianópolis após caos que afetou 15 mil passageiros

Foram 18 horas de interdição com 87 voos cancelados e 15 mil pessoas impactadas. Esse foi o saldo do fechamento da pista do Aeroporto de Florianópolis por conta de um avião que apresentou danos nos pneus no dia 12 de agosto. Agora, o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) cobra os representantes do aeroporto por suposta má administração da situação.

87 voos foram cancelados por conta de caos no Aeroporto de Florianópolis no dia 12 de agosto

87 voos foram cancelados por conta de caos no Aeroporto de Florianópolis no dia 12 de agosto – Foto: Karina Koppe/ND

Nesta terça-feira (27), o MPSC, junto ao Procon de Florianópolis e ao de Santa Catarina, se reuniu com representantes do aeroporto para discutir mudanças no atendimento e na comunicação do local.

MPSC aponta “sequência de falhas”

Segundo o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, os representantes do Aeroporto de Florianópolis apresentaram falta de preparo para lidar com a situação da pista interditada, o que gerou um caos para as cerca de 15 mil pessoas que foram impactadas, entre as que tiveram voos cancelados ou atrasados na ocasião.

“Medidas para o aprimoramento dos serviços se fazem urgentes, a começar pela falta de comunicação aos usuários sobre eventuais contratempos e o efetivo atendimento dentro das dependências do aeroporto e da parte das companhias aéreas. O que se viu no dia 12 de agosto foi um total descaso com milhares de pessoas, incluindo idosos e crianças, que amargaram horas de espera sem informação e sem o mínimo de estrutura de acolhimento”, disse Mendonça Neto.

O entendimento do MPSC é de que a situação poderia não ter gerado tanto caos se as pessoas responsáveis pelo aeroporto estivessem mais preparadas.

“Embora fosse uma situação complexa e inesperada, a sequência de falhas na comunicação e no atendimento aos consumidores atingidos foi considerada inadmissível pelo Ministério Público de Santa Catarina e pelos Procons estadual e municipal de Florianópolis”, apontou o MPSC.

Cerca de 15 mil pessoas foram impactadas pela situação, que ocorreu por conta de falta de preparo da equipe do aeroporto e das companhias aéreas, segundo entendimento do MPSC

Cerca de 15 mil pessoas foram impactadas pela situação, que ocorreu por conta de falta de preparo da equipe do aeroporto e das companhias aéreas, segundo entendimento do MPSC – Foto: Karina Koppe/ND

Procon destaca falta de suporte aos usuários

A diretora do Procon de Santa Catarina, Michele Alves, e o diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz, reforçaram a necessidade de aprimoramento na comunicação e no trato com os usuários dentro do Aeroporto de Florianópolis.

Os dirigentes destacaram situações preocupantes, como a falta de efetivo capacitado para lidar com a situação, gerando filas enormes e causando irritação generalizada pela ausência de diálogo. A falta de suporte para alimentação e acomodação também foram mencionadas.

Segundo relatos ouvidos pelos Procons, passageiros foram encaminhados durante a madrugada para um hotel em Palhoça, a mais de 30 km do aeroporto. O hotel estava lotado e os passageiros tiveram que retornar pela manhã.

Aeroporto de Florianópolis possui duas pistas. Uma, no entanto, não comporta jatos comerciais

Aeroporto de Florianópolis possui duas pistas. Uma, no entanto, não comporta jatos comerciais – Foto: Nícolas Horácio/ND

Aeroporto de Florianópolis se dispõe para discutir melhorias

A administração do Aeroporto de Florianópolis e das companhias aéreas que estiveram presentes na reunião se colocaram à disposição para discutir medidas que possam garantir o pleno contingenciamento de situações semelhantes no futuro.

Uma nova reunião entre as partes deverá ser realizada no dia 31 de outubro para a apresentação de ações voltadas à melhoria dos serviços.

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