
A alimentação é uma importante aliada contra muitas doenças, entre elas, a demência, que causa confusão mental e debilita a pessoa gradativamente. Com o envelhecimento é comum que a função cognitiva piore, porém, uma frutinha tem mostrado um papel importante na prevenção dessa doença.

Frutinha pequena e de sabor adocicado pode diminuir o risco de demência – Foto: Pixabay/ND
Fruta reduz o risco de demência
Segundo uma pesquisa da Universidade de Harvard, o mirtilo pode prevenir doenças neurodegenerativas. Consumir apenas meia xícara da fruta por dia pode reduzir o risco de demência em 20%, melhorar a memória e a função cognitiva em geral.
Seu alto teor de antioxidantes e flavonoides protegem as células do cérebro dos danos oxidativos. De acordo com especialista em nutrição de Harvard, Uma Naidoo, “consumir alimentos que beneficiam o cérebro pode reduzir significativamente o risco de desenvolver problemas neurológicos, melhorar a saúde mental e ajudar a manter a concentração e a clareza mental”.

Além de prevenir a demência, o mirtilo promove uma boa saúde geral do corpo – Foto: Pexels/ND
O mirtilo, além de proteger o cérebro dos danos causados pelos radicais livres e outras toxinas, é rico em fibras, o que favorece também a saúde intestinal.
A fruta é uma grande aliada contra o diabetes tipo 2, melhora a saúde cardiovascular e contribui para uma pele viçosa e saudável. Seu alto teor de vitamina C e compostos fenólicos contribui para manter a pele jovem.
Contraindicações do consumo do mirtillo

Algumas pessoas devem evitar consumir o mirtilo – Foto: Freepik/ND
Apesar de trazerem muito benefícios, algumas pessoas devem evitar consumir mirtillo. Indivíduos que tomam medicamentos anticoagulantes e que não têm o hábito de consumir grandes quantidades de fibras por dia precisam ter cautela, pois o consumo da fruta pode causar desconforto gastrointestinal.