Terra corre 72% de risco de ser atingida por asteroide, diz defesa planetária da Nasa

A ideia de um asteroide impactando a Terra pode parecer um filme de ficção científica, mas a NASA leva essa possibilidade muito a sério. Por isso, após um estudo, foi descoberto que o planeta corre 72% de chances de ser atingido por um objeto com centenas de metros de diâmetro em 14 anos.

Terra sendo atingida por asteroide que está pegando fogo

NASA descobre que objeto perigoso pode atingir Terra em 14 anos – Foto: Canva/Divulgação/ND

Para tais circunstâncias serem descobertas, a cada dois anos, a agência espacial realiza exercícios globais para estudar as chances de tal evento ocorrer e como lidar com ele.

Esses exercícios, que envolvem a cooperação internacional, utilizam dados realistas de rastreamento de asteroides e se concentram no planejamento de emergência e em estratégias de desvio.

Vale ressaltar que eles são liderados pela NASA e reúnem especialistas e tomadores de decisão de diversas agências ao redor do mundo. O mais recente desses exercícios ocorreu em junho deste ano.

Asteroide perigoso é descoberto pela NASA

Pedra gigantesca vindo em direção à Terra

O asteroide passará perto da Terra – Foto: Canva/Divulgação/ND

Em 2024, foi descoberto um asteroide com centenas de metros de diâmetro, e a NASA estimou uma chance de 72% de ele impactar a Terra em 14 anos.

As áreas mais vulneráveis seriam América do Norte, Sul da Europa e Norte da África. No entanto, há uma chance de 28% de que o asteroide não colida com a Terra, pois ele se move próximo do Sol, o que dificulta as previsões exatas.

Possível impacto pode trazer problemas em vários cenários

Nave levando pedra gigante para longe da Terra

Engenheiro afirma que forma de evitar impacto, seria o envio de naves para impedir que o asteroide adentre na atmosfera terrestre – Foto: Canva/Divulgação/ND

O coordenador do exercício da NASA, Terik Daly, destacou que um impacto de asteroide teria consequências graves tanto nacionais quanto internacionais, o que torna essencial a colaboração global.

A NASA reuniu especialistas para discutir esse cenário de impacto, e o engenheiro de navegação, Davide Farnocchia, mencionou que, embora o impacto seja provável, ainda há incertezas significativas no tamanho do objeto e no local do impacto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.