Vai dar praia? Quando SC terá onda de calor com temperaturas elevadas em setembro

O Sul do Brasil está prestes a enfrentar uma nova onda de calor, que deve se intensificar a partir do dia 3 de setembro. Santa Catarina terá aumento gradual nas temperaturas durante o mês, intercalando com as chuvas.

Mesmo com a previsão de calor fora de época, algumas áreas do estado ainda podem experimentar dias de frio intenso. As temperaturas mínimas podem chegar a 12°C e há risco de geadas nas regiões Serranas.

Praia de Canasvieiras pode virar point com onda de calor que chega a Florianópolis em setembro

Praia de Canasvieiras pode virar point com onda de calor que chega a Florianópolis em setembro – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Onda de calor e a chegada da primavera trazem clima instável para Santa Catarina

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o fluxo de ar quente e úmido vindo da floresta amazônica contribui para manter a instabilidade do clima, que será uma característica da primavera no Sul do país. A alternância entre dias quentes e frios será comum nas próximas semanas.

Uma frente fria prevista para o dia 1º de setembro deve trazer chuva, trovoadas e uma queda brusca nas temperaturas. No entanto, essa frente fria vai perder intensidade gradualmente, dando espaço para um calor mais persistente.

“Vai ser uma alternância entre frio e aquecimento. Tem uma frente fria prevista para o dia 1º de setembro, que deve estar trazendo chuva, trovoada e queda brusca da temperatura”, afirma o meteorologista Piter Scheuer.

Na onda de calor que atingirá o Brasil na primeira semana, será em 3 de setembro o com piores temperaturas para quem ama o frio.

O início de setembro promete temperaturas mais amenas, com máximas de 24°C em Porto Alegre, 23°C em Florianópolis e 22°C em Curitiba.

No dia 3, a massa de ar quente se espalha, atingindo estados como Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. Estados do Centro-Sul do Brasil podem atingir 5ºC acima da média.

Já a partir da segunda quinzena de setembro, com a chegada da primavera, Santa Catarina deve enfrentar períodos de calor atípico para essa época do ano. No entanto, essa transição de temperaturas — do frio para o calor — aumenta a probabilidade de temporais no estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.