Homem é preso após usar identidade do irmão para evitar prisão por roubo

V. H. S. D., de 27 anos, foi apresentado em audiência de custódia neste sábado (15). Foto: PCRR

V. H. S. D., de 27 anos, foi preso por descumprir medidas cautelares e tentar enganar as autoridades ao se passar pelo irmão. O mandado de prisão preventiva foi cumprido, nessa sexta-feira (14), por equipes da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) da Polícia Civil, com apoio de uma guarnição da Polícia Militar do Fórum Criminal do bairro Caranã.

O caso teve início em outubro de 2019, quando V. H. S. D. e um comparsa, ambos armados, assaltaram duas pessoas no bairro Equatorial, levando uma motocicleta e um celular. Enquanto o comparsa ficou com a arma, V. H. S. D. fugiu com o veículo roubado.

Dias depois, ele foi localizado em uma área rural de Alto Alegre e preso em flagrante por receptação, pois ainda estava com a motocicleta roubada. Durante a abordagem, tentou fugir para uma região de mata, mas foi capturado 300 metros depois. Na ocasião, apresentou-se como R. S. D., utilizando documentos do próprio irmão para evitar ser identificado como autor do assalto em Boa Vista. Como os policiais ainda não tinham essa confirmação, ele foi autuado apenas pelo crime de receptação.

Após a prisão, V. H. S. D. foi liberado em audiência de custódia, sob a condição de cumprir medidas cautelares. No entanto, ao longo das investigações, policiais descobriram que ele havia usado a identidade do irmão. Um exame papiloscópico realizado pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz confirmou a fraude e sua ligação com o assalto, sendo ele posteriormente reconhecido pelas vítimas.

Diante da reincidência e do descumprimento das determinações judiciais, o Ministério Público solicitou a prisão preventiva, acatada pelo Tribunal de Justiça. A decisão considerou a gravidade dos crimes, o risco à ordem pública e a tentativa de burlar o sistema judiciário.

“O uso da identidade do irmão para escapar da prisão demonstra a intenção clara de enganar as autoridades e continuar praticando crimes. O trabalho conjunto das equipes permitiu esclarecer os fatos e garantir que ele responda pelos atos cometidos”, afirmou o delegado Alexandre Matos, responsável pela investigação.

O suspeito foi apresentado, na manhã deste sábado (15), na audiência de custódia.

O post Homem é preso após usar identidade do irmão para evitar prisão por roubo apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.