Veja o que muda com novos semáforos inteligentes instalados em Joinville

Já estão em operação em algumas ruas de Joinville, no Norte de Santa Catarina, os novos semáforos inteligentes. Os equipamentos contam com tecnologia adaptativa de tempos, que promete melhorar o fluxo de veículos nos cruzamentos.

Semáforos inteligentes já estão funcionando em cruzamento do bairro Floresta – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Os semáforos inteligentes, já instalados nos cruzamentos da rua Santa Catarina com as ruas Roberto Lehm e Ary Barroso, no bairro Floresta, ajustam os ciclos e estágios dos sinais e altera os tempos automaticamente, de acordo com o volume de tráfego. Entre os benefícios, estão a otimização do fluxo de veículos e a redução de filas em determinados horários, quando a movimentação é maior.

O Departamento de Trânsito de Joinville planeja a implantação de outros 30 semáforos inteligentes em diferentes pontos da cidade. Os equipamentos deverão estar presentes em locais onde há intenso movimento em horários de pico e, também, em cruzamentos com grande alteração no fluxo de veículos durante o dia e onde é mais difícil programar os tempos de forma fixa.

Como funcionam os semáforos inteligentes

Em cada semáforo do cruzamento é instalada uma câmera que faz o monitoramento em tempo real do fluxo de veículos das vias principal e secundária. As informações são enviadas para um controlador semafórico adaptativo, que faz a leitura dos dados e determina o tempo de abertura dos semáforos.

Atualmente, nos demais pontos da cidade, os tempos dos semáforos são fixos, com programação que pode variar de acordo com o dia e horário, também considerando o fluxo de veículos.

Com o novo sistema, é programado um tempo mínimo e máximo de abertura tanto para a via principal quanto para a via secundária. O tempo mínimo é obedecido em todos os ciclos. Já o tempo de sinal verde pode ser estendido até o tempo máximo programado, conforme a saturação da via.

Por exemplo: na via principal de um cruzamento, o tempo mínimo de abertura do sinal é de 10 segundos e o tempo máximo 50 segundos. Já na via secundária, o tempo mínimo é de 10 segundos e o máximo 35 segundos.

Quando o semáforo abre na via principal, após 10 segundos o controlador passa a monitorar os dados gerados pelas câmeras. Caso o fluxo de veículos esteja intenso, o tempo de sinal verde pode ser estendido por até 50 segundos. Caso o trânsito diminua ou pare antes do tempo máximo programado, o semáforo da via principal fecha e abre o da via secundária, desde que tenha um veículo no cruzamento para fazer o acesso à via principal. Caso não tenha nenhum carro na via secundária, a via principal permanece aberta garantindo fluidez no trânsito.

O novo sistema também é flexível e permite outro tipo de programação. No caso de cruzamentos isolados, onde não existe sincronismo com outros cruzamentos próximos, é possível programar o fechamento do semáforo da via principal apenas quando um veículo for detectado pela câmera da via secundária.

Além do sistema inteligente para veículos, os equipamentos também contam com o semáforo para pedestres que continuam funcionando da mesma forma como já ocorre atualmente. Quando o pedestre aperta a botoeira, abre o tempo para travessia que pode variar de acordo com a largura da via e outros fatores.

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